O Homem do Machucado

Todos os dias, a caminho do trabalho, sentado no degrau do bar da esquina, eu vejo o Homem do Machucado.
O Homem do Machucado aparenta uns 60 anos, mas deve ter menos, olhos claros, cabelos brancos só na parte de trás da cabeça, que quase sempre está machucada do lado direito (que de tanta pancada tem um ponto grande afundado).
A cabeça, não raramente, está sangrando, às vezes o rosto está machucado, às vezes o braço enfaixado... De tanto vê-lo estropiado, me acostumei... Anos e anos, até que recentemente o homem machucado começou a me intrigar... Seria ele um bêbado que sempre cai?
Pesquisei junto às outras figuras do trabalho, o Patolino me disse que vê o homem do machucado desse mesmo jeito há 20 anos, que ele não bebe, é agiota, por isso, toda manhã está no caminho do tribunal, empresta dinheiro aos funcionários daqui e ali é seu ponto estratégico de negócios. Disseram-me que ele se machuca porque cai constantemente por causa da epilepsia, os policiais estão acostumados a levantá-lo, disseram também que o Homem do Machucado é o Neno.
Ninguém soube me dizer porque ele não toma remédios para controlar os ataques, nem porque ele age como se os machucados fossem parte dele e só.
Acho que o ser humano se acostuma a tudo até a cair e machucar-se diariamente...
Hoje senti falta do Homem do Machucado, não o vi de manhã. Imaginei se a última queda fora fatal.
Na hora do almoço não passei pelo ponto do Homem do Machucado, mas me garantiram que ele estava lá, no mesmo lugar, só que inteiro, sem nenhum novo machucado.

Comentários

Oi Cax!
Obrigada pela visita.
Mas não é só por isso que te escrevo. Você tem aqui belas crônicas. Senti-me em São Paulo. Parabéns!
beijos
Unknown disse…
coitado do Homem do machucado. Acho que ele se acostumou com isso. O dia em que não cai, a vida não faz sentido.

Postagens mais visitadas deste blog

(Des)Tempo

Carta