seria melhor não recordar

Em 1986, eu estava na casa minha amiga Laine, a mesma que depois disse que não gostava de mim, o Zico bateu o penalti e não fez o gol. Acabava ali a Copa de 1986 para o Brasil.
Em 1990, eu, adolescente, escrevi no meu diário, sobre a derrota do Brasil, apesar da seleção brasileira ter jogado melhor, perdeu para a Argentina e fomos eliminados da Copa.
Em 1998, eu assiti ao fatídico jogo de final da Brasil x França, com o Falavigna e pai dele, Sr. Oscar, que não veria o Brasil Penta, não vou me torturar ainda mais lembrando deste jogo, mesmo porque, há poucas horas atrás eu assisti a outra tragédia com os mesmos personagens, e o mesmo vitorioso algoz.
Em 1º de julho de 2006, Brasil e França se enfrentam pelas quartas de final da Copa do Mundo, em clima de revanche (pelo menos para os torcedores). Meus amigos chegados vieram à minha casa, fizemos churrasco tomamos cerveja, cantamos o hino, Iaguinho balançando a bandeira... A seleção entrou em campo com boa marcação, escalação promissora, todo mundo feliz, cheio de esperança... E as coisas começaram a dar errado, muito errado, a maldita premonição do Pelé começou a tomar forma, ele jamais deveria ter aberto a boca... Jogamos mal, no segundo tempo a foto da partida se concretizou, o maldito francês fez o gol. O relógio não parou, o Brasil não marcou. Perdemos. Voltou aquela sensação horrível, de 8 anos atrás. Parecia que eu levara um soco no estômago.
Todo mundo ficou triste, o clima do churrasco mudou. A Copa acabou para nós. Eu queria mesmo ficar feliz, esquecer isso tudo, bola pra frente...Bola?!
Gostar de futebol, não é um casamento com direito a divórcio.
Dormi atordoada, tive pesadelo, acordei cedo.
Sorte do Iaguinho, que ainda não entende nada disso.
Só nos resta torcer para o Portugal de Felipão, ou esquecer essa história de futebol (como se fosse possível...).
Que o teatro me seja analgésico hoje.

Comentários

Marco Aurélio disse…
Cax

Futebol se ganha no campo no final da partida e não com falatório antes dos jogos. Onde está o favoritismo? Quem acompanhou as eliminatórias sabe que este time era fraco mesmo. Com esta onda de que o importante é ganhar que o gavião bueno insistia em propagar só podia dar nisso mesmo. Ia ganhando empurrado de qualquer jeito e tudo bem. Voltaram para casa num voo da Varig!

Um abraço

Marco Aurélio
Anônimo disse…
bem, eu não entendo de e não gosto de futebol, todo mundo sabe. só me lembreo de ter torcido em 86, com uma bandeira feita pela minha mãe, mas minha empolgação maior era com o bafo das figurinhas. Completei o álbum na época.
Minhas lembranças de Copa do Mundo são só temporais. Eu pensava assim: na próxima copa vou ter tantos, na outra já vou morar em sp, na outra vou estar na faculdade, na outra ter terminado, e assim por diante.
engraçado, mas eu adoro ver o quanto minha vida (não) mudou de 4 em 4 anos.
Anônimo disse…
Cláudia Renata, você está enganada. O "Sr. Oscar, que não veria o Brasil Penta", viu o Brasil penta. Ele passou em 10 de junho de 2003, dois dias antes dos 10 anos do fim do jejum do Palmeiras. O Brasil foi campeão em 2002, quase um ano antes. O homem se divertiu muitíssimo. Pena que não viu o Palmeiras subir, se bem que quando ele morreu já não havia mais muita dúvida de que subiríamos. Agora já foi. Sic Transit Gloria Mundi.

Postagens mais visitadas deste blog

(Des)Tempo

Alfabeto