Para a mãe do Miguel e à do João...


(e, infelizmente, a tantas outras mães)

Sim, eu me sinto culpada
na minha begicidade santa cecilier
Porque meu filho
agora dorme protegido
E teu filho morreu
É pesado, é inadmissível
Mas teu filho morreu
O meu, vive
O motivo de teu filho não estar nos teus braços agora
É que a humanidade falhou
E eu vou procurar brechas pra desmentir isso
Por todo o tempo que meu filho viver
Porque é meu trabalho de mãe....
Mas, teu filho já não vive
E eu não sei o que te dizer
Meu post
Meu choro
Minha empatia
Aliviam minha culpa
De um terço preta
Um terço índia
Mas, um terço branca
São porra nenhuma diante da tua dor
Porque meu filho vive
E o teu, não
Queria que fosse acaso
Mas desconfio que tem a ver
Com a clareza da minha negritude
Chamada de bege
Tem a ver com ter um
Olho azul a mais na genealogia
Que me permitiu entrar
Na faculdade particular
E aprender a conjugar
O português opressor
Que amo tanto
Talvez por ser também um pouco
portuguesa...
A parte não ou pouco apagada
De resto, sou giz borrado
Tá ali, mas ninguém sabe o que é
Apaga e começa de novo.
Sou giz e apagador.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(Des)Tempo

Alfabeto