Siga

- Pode seguir em frente, Maria

Maria é uber novata, foi me buscar no samba, numa rua residencial, estreita e sinuosa, Maria já chegou meio assustada, quando me viu se tranquilizou um pouco, mas estava um tanto desconcertada e quase errou o caminho na reta final, daí que eu precisava sair da minha nuvem mental e direcionar Maria que nem imaginava que enquanto eu a guiava, viajava na morte, digo, na vida que segue a morte.

Chegamos ao meu prédio, eu desci e Maria seguiu.

Eu chorei, almocei, tomei um mojito, conheci a Margô, uma bulldog que gosta de samba, revi a Karen, cantei o samba da Vaivai...

A vida seguia, ainda que Marcus tivesse morrido antes da hora do almoço.

“... a esposa disse que ele estava jogando bola e após a partida se sentiu mal e teve um infarto. Foi socorrido, mas não conseguiu se recuperar.”

Recebi a mensagem às 14:06h. Às 22:41h eu estava no carro da Maria.

O William me mandou a mensagem, William foi meu professor de natação, Marcus também foi meu professor de natação. Marcus corrigiu o movimento do meu braço no nado crau, eu passei a nadar melhor. Marcus também dava aulas para Pedroca, meu filho. Chamava Pedroca de filho, gostava muito o meu menino genioso, ariano feito o próprio Marcus também de abril, só que de 75.

Temos a mesma idade, observei. Ele amavelmente me disse que eu parecia ter menos. 

- Mãe, vem aqui ver isso.

Era Marcus, todo orgulhoso me chamando pra ver o aluno dele, o meu filho de 5 (cinco) anos atravessar a piscina grande inteira.

Era alto e corintiano, como a toalha e o sorriso pós vitória alvinegra entregavam. Minha toalha de natação era a do São Paulo, a do William do Palmeiras. Pena que não tiramos fotos...

Mas tem uma foto de papel no quarto do Pedroca. Marcus, sorridente, rodeado de alunos, com a camisa corintiana.

Eu li a mensagem e corri ao quarto do Pedroca, como se a foto provasse que ele estava ali, não poderia ter morrido hoje, mesmo que a foto tivesse, ao menos, 2 (dois) anos.

“A esposa disse...”

Ele sempre falava da esposa com um carinho bonito se ver...

Eles não tinham filhos, mas ele tinha um lado paternal com os alunos, também bonito de se ver.

Uma vez, por acaso, nos encontramos na hora do almoço, no Bananinha (o boteco perto) ele achou bonito o prato de carne seca com mandioca.

O Marcus foi, com a esposa, ao Festival das Cerejeiras, no Parque do Carmo. Comprou um apartamento que tinha um quarto de hóspedes. Ele e a Reysse, professora de hidroginástica, conversavam na cozinha enquanto comiam pão com ovo. Eu ouvia o que eles diziam enquanto tomava banho depois da aula, as conversas eram divertidas e familiares. Marcus e a esposa passaram a lua de mel em Porto de Galinhas.

Marcus saiu da escola de natação Ohata antes da pandemia começar, eu não gostei e reclamei da demissão na secretaria.

Marcus, muito bem recomendado, foi trabalhar numa escola no Tatuapé.

Mandou mensagem de aniversário e de Páscoa para Pedroca.

A última mensagem que trocamos foi sobre o aniversário de 27 anos da morte do Airton Senna.

Em abril de 2020, Ohata, escola de natação tão perto, não resistiu à pandemia, sucumbiu, aos 38 anos.

Em 18 de outubro de 2021, Marcus, cara legal não tão perto, não resistiu ao infarto, sucumbiu, aos 46 anos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(Des)Tempo

Giovanni Pasquini